terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Maneiras e MaNeiRAs...

Uma vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.
- Que desgraça, senhor! - exclamou o sábio. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!
- Mas que insolência!!- gritou o sultão. Como se atreve a dizer tal coisa?!
Ofendido e insatisfeito com as palavras do sábio, o sultão chamou os guardas, mandou que lhe dessem 100 chibatadas e mandou que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho.
O outro sábio chegou e disse:
- Senhor, o sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes e isso é bom!
A fisionomia do sultão se iluminou e ele mandou dar 100 moedas de ouro ao sábio. Quando este saía do palácio, um serviçal perguntou ao sábio:
- Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do outro sábio!!! Se ele viverá mais tempo que seus parentes, indica que estes irão morrer, como na previsão anterior! No entanto, ele levou chibatadas, e você, moedas de ouro!!!

Respondeu, então, o sábio:
- Tão importante quanto saber o que dizer, é saber como dizer. Lembre-se sempre, amigo, tudo depende da maneira de dizer as coisas...


Palavra tem poder!!
A maneira como são ditas pode gerar felicidade ou desgraça, moedas de ouro ou chibatadas, paz ou guerra. É a forma de pronunciá-las que determina os resultados!

"A verdade pode ser comparada à uma pedra preciosa...
Se a lançarmos no rosto de alguém, pode ferir e provocar revoltas, ressentimentos. Mas se a envolvermos numa delicada embalagem e a oferecermos gentilmente, ela será aceita com mais facilidade."

Aprendamos, portanto, a pronunciar palavras que elevam, que tocam o coração, que transformam e que possibilitam uma convivência melhor entre as pessoas!

Que todos os nossos dias sejam abençoados!

Um comentário:

  1. Belas palavras!
    Várias situações podem ser interpretadas de formas diferentes somente pelas palavras, podemos ganhar o carinho ou o ódio de uma pessoa pela maneira de expressarmos. Na minha opinião, os homens são os campeões das expressões erradas, hihi, afff, é difícil entendê-los!
    Bjos

    ResponderExcluir

Fique à vontade... comente, mas identifique-se!
Gosto de saber quem passa pela minha casa!